Preparamos uma lista com 5 informações práticas de Nova York para você saber questões corriqueiras durante a sua estadia na cidade. Por exemplo, como é calculado preço final da compra somando produto e impostos? Como posso fazer para adquirir ingressos mais baratos para os espetáculos da Brodway? Qual é o horário no Brasil se eu ligar de Nova York? Quanto devo dar de gorjeta aos prestadores de serviços?
1. Taxas e impostos
A primeira das 5 informações práticas de Nova York é sobre o preço do produto que você ver na etiqueta não é o valor final da sua compra, mas sim o valor real da sua aquisição. Na cidade (assim como as demais dos Estados Unidos) você sabe exatamente quanto está pagando pelo produto e também quanto está pagando de imposto para o governo. Mas não se preocupe, pois o valor do imposto não é muito alto (ainda mais se compararmos ao Brasil).
Cada estado tem uma alíquota diferente e a de Nova York é de 8,875%. Assim, para ter uma ideia do quando você vai pagar no total, você deve pegar o preço que está na etiqueta e acrescentar 8,875% desse valor. Nós damos uma dica para facilitar, que é arredondar 8,875% para 10%. O cálculo fica mais fácil e você tem uma ideia de quanto vai pagar. Se você quiser mais detalhes, confira nossa matéria sobre Taxas e Impostos nas compras em Nova York.
2. Ingressos para os Shows da Broadway
Existe um site MUITO bom para comprar todos os ingressos de Nova York. É o maior site de ingressos do mundo e tem todos os shows da Broadway, passeios, museus e até os combos de ingressos como o CityPass e o New Tork Explorer Pass, que fazem você economizar muito.
É esse site aqui, que é o mais barato que já encontramos, e o legal dele é que já oferece tudo em reais e em português. É nele também que sempre compramos o transfer do aeroporto para o hotel, que sai mais barato que o táxi e é mais seguro. De forma geral, nós sempre compramos quase tudo por lá.
3. Fuso Horário em Nova York
A diferença de horário entre o Brasil (levando em consideração o horário de Brasília) pode variar de uma a três horas. Isso porque tem que levar em consideração tanto o horário de verão brasileiro, como o horário de verão nova-iorquino.
Para resumir, se você for de Março a Outubro para Nova York, a diferença será de uma hora; entre Outubro a Novembro, será duas horas; entre Novembro a Fevereiro, três horas; e entre Fevereiro a Março, será de duas horas.
4. Gorjetas em Nova York
A maioria dos estabelecimentos de Nova York não inclui a taxa de serviço na conta e é tradição dar a gorjeta (tips) para os atendentes e funcionários. Mas o valor pode variar de acordo com o serviço. Para garçons, táxis, serviços pessoas (corte de cabelo, massagem, por exemplo), é recomendado que a gorjeta seja entre 15 e 20% do total da conta.
Os mensageiros nos hotéis recebem US$1 por mala, geralmente, e os barmens, US$1 por drinque. Alguns acham mais fácil levar em consideração o valor dos impostos e acrescentar 8,875% do valor da conta.
5. Horário de Funcionamento em Nova York
Esse tópico realmente vai depender de cada estabelecimento e a forma que ele funciona. Mas a maioria das lojas e atrações turísticas ficam abertas diariamente. Quanto aos museus, muitos deles fecham na Segunda-feira e aos feriados, sendo necessário checar a programação. Precisou de dinheiro?
Alguns bancos estão abertos nos fins de semana, mas sempre têm caixas eletrônicos. E se você quiser mandar correspondências para o Brasil, os correios fecham aos Domingos, menos o General Post Office – que inclusive fica aberto 24hrs por dia.
Muito mais dicas de Nova York no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Nova York, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Nova York. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Nova York
Agora que você já viu tudo sobre 5 informações práticas de Nova York, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Nova York é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto do centro turístico em Manhattan. Lá está a maior parte das atrações e pontos turísticos e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Nova York, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar em Manhattan e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas).
Dica importante do celular em Nova York
Outra dica importante é que poder usar seu celular à vontade em Nova Iorque é essencial, pois ele acaba sendo muito útil e vale muito a pena. Você pode usar os aplicativos de cupons de desconto, pode usar o GPS para chegar nos lugares, pesquisar os endereços e horários dos lugares e shows, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem nas redes sociais.
E a grande maioria dos pontos turísticos em Nova Iorque possuem aplicativos incríveis dos lugares com todas as informações, dicas e mapas que os turistas precisam. O do Central Park e do Metrô são incríveis. Se quiser veja aqui como usar o seu celular em Nova York, com dicas de como usar seu celular lá à vontade e pagando super barato. E você vai poder pesquisar tudo sobre 5 informações práticas de Nova York quando estiver lá.
Veja outras matérias imperdíveis de Nova York:
Shows da Broadway em Nova York: Dicas dos melhores musicais do mundo.
Compras em Nova York: Tudo sobre os melhores lugares para fazer compras.
O que fazer em Nova York: Dicas dos principais passeios e lugares para conhecer.
Seguro Viagem para Nova York: Dicas para fazer um ótimo seguro por um preço incrível.