Saiba tudo sobre o novo metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York. A linha e a estação foram inauguradas em janeiro deste ano de 2023 e já estão facilitando a vida dos turistas, principalmente dos que precisam ir para o lado leste de Manhattan.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem a Nova York. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem a Nova York.
Aeroporto JFK em Nova York
O aeroporto JFK é o nome popularmente conhecido do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova York. Ele existe desde o ano de 1948 e é o mais famoso entre os aeroportos em Nova York, além de ser um dos mais movimentados dentre todos os que existem no mundo.
Quando você estiver programando a sua viagem saindo do Brasil, atente-se ao fato de o voo ser direto ou não. Todos os voos diretos que saem do Brasil, em direção a Nova York, tem o aeroporto JFK como destino final. Porém, caso haja alguma conexão, você vai desembarcar no aeroporto Newark ou LaGuardia.
Distrito de Manhattan em Nova York
Manhattan é o distrito mais famoso da cidade de Nova York. Dá até para confundir a própria cidade com o distrito, já que Manhattan abriga 90% das atrações de Nova York. A Times Square, os famosos shows da Broadway, a Wall Street, o Empire State Building e o Central Park podem ser encontrados em Manhattan.
Muitos não sabem, mas Manhattan é uma ilha alongada delimitada pelos rios Hudson (a oeste), East (a leste) e Harlem (a norte). O distrito de Manhattan é dividido entre cinco zonas: Lower Manhattan, Midtown Manhattan, Upper Manhattan, Harlem e Washington Heights.
Indo do aeroporto JFK até Manhattan em Nova York
Estando no aeroporto JFK, depois de passar pela imigração e pegar as suas malas na esteira, uma dúvida muito comum dos viajantes é sobre como ir do Aeroporto Internacional John F. Kennedy para Manhattan em Nova York. São muitas alternativas e que precisam ser bem avaliadas, considerando principalmente o local da sua hospedagem.
As maneiras mais comuns de sair do aeroporto JFK e ir para o distrito de Manhattan são: aluguel de carro, aplicativo de transporte, transporte público ou van compartilhada. No caso dos transportes públicos, o metrô é o meio mais barato e mais utilizado.
Nova linha de metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York
O aeroporto JFK possui um sistema de transporte por trilhos (chamado de AirTrain) que faz a ligação entre o aeroporto e algumas estações na parte central de Nova York. Sendo assim, você precisará ir até essa área, pegar o AirTrain e descer na estação Jamaica Station, que fica no distrito de Queens. Esse procedimento já era habitual.
A novidade agora é que, direto da Jamaica Station, você pode fazer a transferência para um metrô que segue para a nova estação Grand Central Madison. Ela fica 17 andares abaixo da Grand Central Station, no lado leste do distrito de Manhattan.
A nova linha e a estação Grand Central Madison foram inauguradas em janeiro de 2023 e já estão fazendo a diferença para os turistas e os moradores. Antes dessa linha direta, era preciso percorrer um longo caminho para chegar ao lado leste de Manhattan.
Além de ter sido um baita acontecimento para a cidade de Nova York, já que foram seis décadas de planejamento da obra e quase 20 anos de construção, o novo metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan faz com que os passageiros economizem, aproximadamente, 40 minutos no trajeto.
Estação Grand Central Madison em Nova York
A Grand Central Madison, no bairro de Midtown East, no distrito de Manhattan, em Nova York, é a nova estação de metrô que faz parte da rede ferroviária LIRR (Long Island Rail Road). Essa rede liga Manhattan com o Brooklyn, Queens e toda Long Island.
A rede ferroviária LIRR foi inaugurada no ano de 1910. Desde então, a nova estação Grand Central Madison é a primeira expansão feita. Vale lembrar que essa rede ferroviária (LIRR) é considerada como o sistema suburbano mais movimentado dos Estados Unidos. Ou seja, a Grand Central Madison é um grande avanço (mesmo!).
Funcionamento da estação Grand Central Madison em Nova York
Os metrôs circulam na nova estação Grand Central Madison entre as 6h15 e às 20h, durante a semana. Nos fins de semana, o horário de funcionamento é das 7h às 23h. Você consegue encontrá-lo a cada 30 minutos em ambas as direções. Durante os períodos de pico, eles circulam uma vez por hora.
Antes do metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York
O único trajeto antes da nova linha do metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York era imenso. Primeiro, você precisava descer do AirTrain na Jamaica Station. De lá, era preciso pegar um metrô até a estação Pennsylvania Station, no lado oeste de Manhattan. Só depois, estaria disponível uma linha voltando para o lado leste.
Na prática, pensando em um turista que estivesse hospedado no lado leste, por exemplo, perto do Empire State Building e o Rockefeller Center, ele precisaria ir do aeroporto até o lado oeste, para depois voltar ao lado leste (de onde veio) por outras linhas. Isso tornava o percurso bem mais longo.
Muito mais dicas de Nova York no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Nova York, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Nova York. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Nova York
Agora que você já viu tudo sobre o novo metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Nova York é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto do centro turístico, em Manhattan. Lá está a maior parte das atrações e pontos turísticos, e ficando bem localizado, você vai aproveitar mais e gastar menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Nova York, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar em Manhattan e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis em promoção nessas regiões que são super disputadas).
Como usar o celular em Nova York?
Outra dica importante é que poder usar seu celular à vontade em Nova York é essencial, pois ele acaba sendo muito útil e vale bastante a pena. Você pode usar os aplicativos de cupons de desconto, o GPS para chegar nos lugares, pesquisar os endereços e horários dos lugares e shows, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e, lógico, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos.
E a grande maioria dos pontos turísticos em Nova York possuem aplicativos incríveis dos lugares com todas as informações, dicas e mapas que os turistas precisam. O do Central Park e do Metrô são incríveis.
Se quiser veja aqui como usar o seu celular em Nova York, com dicas de como usar seu celular lá à vontade e pagando super barato. E você vai poder pesquisar tudo sobre o novo metrô conectando o aeroporto JFK a Manhattan em Nova York quando estiver lá.
Onde comprar seus ingressos para as atrações de Nova York
Existe um site MUITO bom para comprar todos os ingressos de Nova York. É o maior site de ingressos do mundo e tem todos os shows da Broadway, passeios, museus e até os combos de ingressos como o CityPass e o New Tork Explorer Pass, que fazem você economizar muito.
É esse site aqui, que é o mais barato que já encontramos. E o legal dele é que já oferece tudo em reais e em português. É nele também que sempre compramos o transfer do aeroporto para o hotel, que sai mais barato que o táxi e é mais seguro. De forma geral, nós sempre compramos quase tudo por lá.
Veja outras matérias imperdíveis de Nova York:
Shows da Broadway em Nova York: Dicas dos melhores musicais do mundo.
Compras em Nova York: Tudo sobre os melhores lugares para fazer compras.
O que fazer em Nova York: Dicas dos principais passeios e lugares para conhecer.
Seguro Viagem para Nova York: Dicas para fazer um ótimo seguro por um preço incrível.